Desratização

Ratazanas

   Comem o equivalente a 10% de seu peso corporal em alimentos sólidos por dia. Estragam alimentos e embalagens. Uma série de infecções alimentares são causadas através de microorganismos que eles transmitem ou transportam.

   Para a proliferação de roedores, são necessárias três condições básicas: água, abrigo e alimento é um rato escavador que vive em tocas perfuradas na terra ou em locais protegidos junto a muros ou estruturas de concreto.

   Eles vivem em colônias de vários indivíduos, em geral animais de uma colônia não aceita animais de outra colônia. Atinge a maturidade sexual em três meses de idade e vive em média de dois anos. A fêmea entra no cio 8 vezes ao ano, parindo 22 dias após ninhadas com 8 a 12 filhotes.

   Eles são hábeis nadadores, hábito este facilitado pela presença de membranas interdigitais, podendo permanecer até 3 minutos submersos. Seu hábito alimentar é onívoro, se alimentando tanto de carne como de vegetais, demonstrando preferência por cereais, peixe, carne, etc.

Ratos de Telhado

   O rato de telhado é ágil, de tamanho médio, possuindo grande capacidade de subir em estruturas ou árvores, vivendo geralmente em lugares altos, mas podendo ser encontrado também junto ao solo, onde não haja presença de ratazanas. Vivem em pequenos grupos, e só forma colônias em condições especiais, como lixões e criações de animais.

   Eles são onívoros, com preferência para grãos, frutos e vegetais. Atingem sua maturidade sexual com cerca de 85 dias de vida, vivem em média cerca de 18 meses. A fêmea entra no cio 6 vezes ao ano, parindo até 8 filhotes por cria.

Camundongos

   O camundongo é um pequeno roedor que vive em pequenas famílias dominadas por um macho e algumas fêmeas.

   Seu habitat é dentro de casas e edifícios fazendo ninhos em cantos ou amontoados de materiais. Atingem sua maturidade sexual em 60 dias de vida, vivem em média 12 meses.

   A fêmea entra no cio 6 vezes no ano, sendo seu ciclo reprodutivo de 19 dias gerando até 6 filhotes por ninhada. Eles são onívoros, com preferência em grãos, cereais e sementes, não necessitam tanto de água como as outras duas espécies.